20/02/2019

Propagandas de HQs #1 - Guaraná Brahma e IUB (1989)

Propaganda antiga guaraná Brahma
Que raio de boné é esse?

Propaganda Instituto Universal Brasileiro
Propaganda de cursos à distância do Instituto Universal Brasileiro, propaganda MUITO COMUM de se encontrar em HQ´s de até meados da década de 1990.

Duas propagandas veiculadas na HQ Liga da Justiça Internacional #1, de janeiro de 1989, publicada pela Editora Abril. 

Na época, essa HQ com 70 páginas era vendida por Cr$5,00 (cinco cruzeiros). O que me deixou confuso é que procurando na Wikipédia, o Cruzado novo circulou até março de 1990, enquanto que o Cruzeiro passou a valer a partir de 16 de março de 1990, ou seja, era para o preço dessa HQ estar em Cruzados Novos. Não entendi nada! Nem consigo imaginar como era comprar HQ´s mensalmente na época de hiperinflação.

Essa HQ tem também anúncios de outros quadrinhos da época, como a Elektra de Frank Miller, Batman - Filho do Demônio, X-men, Esquadrão Suicida e Hulk. 

Liga da Justiça Internacional 1 1989 Editora Abril



2 comentários:

  1. Recordo das duas propagandas, até pq apareciam muito.

    "Nem consigo imaginar como era comprar HQ´s mensalmente na época de hiperinflação."

    Durante um tempo, as bancas usavam uma tabela. Ficava pendurada, exposta. Você via um código na revista e consultava a quanto aquele código correspondia. Como a revista poderia aumentar entre a impressão e a chegada às bancas, os jornaleiros era atualizados com uma tabelinha.

    Antes dessa invenção, as editoras tinham prejuízos efetivos, diziam, pois algo que agora custava 2x em impressão, logística e folha de pessoal, na venda, custou apenas x. Era insano!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Insano mesmo! Não tenho memória disso porque só passei a comprar as minhas HQ´s na adolescência. Aliás, quando estudo sobre a hiperinflação, tudo me parece totalmente insano!

      Excluir