22/02/2019

Liga da Justiça Internacional #1 (Editora Abril - 1989)

Liga da Justiça Internacional #1 Editora Abril 1989

Liga da Justiça Internacional foi publicada no Brasil em formatinho mix a partir de 1 de janeiro de 1989. Nessa primeira edição também foram publicadas histórias do Esquadrão Suicida e Nuclear.



Esta fase da Liga é muito lembrada por quem leu na época como sendo uma fase bastante divertida e diferente do habitual. É conhecida como "A Liga Cômica", pois as histórias sempre eram divertidas e com um tom menos sério e sóbrio que o habitual, o que muito me agrada.

Como era um infante na época em que foram publicadas, só tive a oportunidade de ler poucas edições dessa fase, este número #1 e os números finais #63, #64, #65 e #67, todos comprados já bem surrados em sebos.

Gosto principalmente dos atritos entre o Batman e o Lanterna Verde Guy Gardner, que são bem divertidos! Garder era um membro desestabilizador da equipe, mas ao invés de isso gerar dramas a serem resolvidos acaba servindo como elementos cômicos. Gardner era (ou ainda é, não sei como anda o personagem hoje) brigão, provocador, machista e fazia piadas maldosas (como quando pergunta a Oberon aonde estão os outros seis anões, BWAHAHA!!). Será que isso seria publicado hoje com o reino do politicamente correto? Duvido muito... mas também temos ótimos momentos envolvendo o Besouro Azul e o Gladiador Dourado, embora não nesse número #1.

Liga da Justiça Internacional #1 Editora Abril 1989
Clique na imagem para ampliar

Liga da Justiça Internacional #1 Editora Abril 1989
Adoro essa cena, bwahaha!

Liga da Justiça Internacional #1 Editora Abril 1989


Vale um pouco de contexto aqui: essa fase da LJI veio após os grandes eventos da Crise das Infinitas Terras, que rebotou o Universo DC e também da minissérie Lendas, onde os super-heróis foram criminalizados pelo Governo dos Estados Unidos e ao mesmo tempo tiveram que lidar com um ataque de Darkseid. Ou seja, o cenário para os meta-humanos da DC era de terra arrasada.

Além disso, nessa época John Byrne estava reformulando o Superman e Geórge Perez fazia o mesmo com a Mulher-Maravilha, no que ainda hoje é considerada a melhor fase da personagem nos quadrinhos.

Quem leva Super-Heróis muito a sério talvez não goste dessa fase da Liga. Eu e muitos outros leitores gostamos bastante, tanto que a Panini anunciou na CCXP 2018 que republicaria a esta fase da Liga em capa cartão nesse ano de 2019, embora a Panini dizer que vai publicar ou republicar tal quadrinho não necessariamente quer dizer que de fato ela fará isso, visto que há vários títulos que ela prometeu e que não publicou.

Por exemplo, eu esperei tanto para ela republicar alguns volumes de Preacher que eu desisti de colecionar as edições físicas, li tudo em scan e vendi as edições que eu tinha.

Tendo isto em mente somado ao fato da Panini estar com preços cada vez maiores e qualidade cada vez pior, eu pensei mesmo em comprar todas as edições de Liga da Justiça Internacional em formatinho, porém como cada revista mix tinha apenas um única número da série e esta tem ao todo 67 edições, eu gastaria uma fortuna só em frente de sebos online, então vou esperar a Panini publicar mesmo.

Ou, se encher o saco de esperar a Dona Panini, partir pros scans mesmo. E se a Panini derrubar os scans em português eu leio em inglês mesmo.

E vocês, o que pensam sobre a Liga da Justiça  Internacional? Gostam? Vão pegar os encadernados da Panini caso ela realmente os publique?



PS: Na semana passada eu fiz um post com as propagandas que foram publicadas nessa revista.

Caso queiram comprar alguma dessas HQ's e me ajudar com as contas de casa (obrigado!), os links estão abaixo.





4 comentários:

  1. Nunca simpatizei com Guy Gardner. Carinha chato...

    Recordo bem desses formatinhos nas bancas. Do cheiro. Da textura. Não tenho saudades, pois eram publicações vagabundas e, para a época, caras. A editoras eram ainda mais sacanas, pois não tinham a internet para temer. Mas que a nostalgia é prazerosa, é.

    Sobre o que vc disse de Preacher, sei bem como é isso. Tb fui cansando de esperar tanta coisa que, após ler scans, sequer cogitei em comprar pelo prazer tátil.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz isso com Precher e Ayako. Esta última nunca ficava num preço atrativo, então resolvi ler scan em inglês mesmo. Gostei bastante, mas mesmo tendo promoções depois perdi a vontade de comprar, apesar de ser uma baita edição.

      Excluir
  2. Se for o mesmo formato dos Lendas vai ser interessante.
    Gosto muito dessa faze. Gostava bastante do Guy Gardner (adoro os conflitos dele com outros personagens). Besouro Azul e o Gladiador Dourado dão um certo alivio comico a obra. Fora que a roupa do Besouro Azul era a unica coisa que não gostava muito na epoca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na CCXP 18 disseram que seria publicação em capa cartão, então é muito provável que seja no formato Lendas. Só espero que o revisor da revista seja o mesmo de Lendas da Mulher-Maravilha e não o dos Novos Titãs!

      Excluir