13/02/2019

Crise de Identidade N°1 - Vale a pena?


crise de identidade N°1 Panini 2005
Crise de Identidade N°1 - Panini - Setembro de 2005 / Capa Variante

Crise de Identidade foi a HQ responsável por minha volta ao mundo das histórias em quadrinhos. Fiquei "pilhado" em voltar a ler quadrinhos pelos desenhos do X-men Evolution e da Liga da Justiça Sem Limites que passavam no SBT.

Antes disso eu lia quado garoto HQ´s da Turma da Mônica e Disney que meus pais me davam. Curiosamente eles não compravam nada de Super-Heróis pra mim, apenas uma edição aleatória de guerras secretas da Marvel.

Depois que parei de ler HQ´s na infância basicamente só li alguns mangás, mas era coisa esporádica, só comprei dois títulos inteiros, Love Hina e Video Girl AI, bem coisa de adolescente, e li algumas edições emprestadas de Vagabond, One Piece e Evangelion. 

Mas voltando à Crise de Identidade, me lembro que na época fiquei muito impressionado com a bela capa variante e também com o fato de que era uma HQ barata (apenas R$5,50 1x ao mês até um fudido como eu era na época poderia bancar com o dinheiro das xerox e lanches da faculdade), com o número 1 na capa e uma minissérie. Tudo isso me levou a comprá-la. 

Me lembro que na época fiquei impressionado com a qualidade de história. Dei sorte mesmo, pois ela é uma das grandes sagas da DC e, provavelmente, junto à Crise das Infinitas Terras, umas das poucas "crises" que realmente foi boa e relevante.

Fiquei com receio que relendo-a agora, quase 15 anos depois, a HQ perderia sua aura. Que engano! Mesmo já sabendo que é o assassino da trama, a narrativa e arte continuam ótimas e o clima de mistério, drama e traição continua empolgante! 


crise de identidade N°1 Panini 2005
Clique para ampliar a foto e poder ler os balões

É difícil falar da história da HQ sem dar spoilers, mas basicamente alguém muito ligado a comunidade dos Super-Heróis é brutalmente assassinado por alguém que não deixou nenhum vestígio. 

A partir daí, revoltados e preocupados com a seguranças de seus familiares, a comunidade super-heróica parte em uma caçada em busca dos suspeitos, porém um pequeno grupo de supers (Zatanna, Arqueiro Verde, Gavião Negro, Eléktron, Hal Jordan, Canário Negro e Flash/Barry Allen) se une para discutir uma decisão controversa que tomaram às escondidas no passado.

Essa saga já foi lançada aqui no Brasil em quatro versões diferentes, originalmente em formato de minissérie mensal, que é a que eu tenho e gosto muito pela variedade e qualidade das capas, em encadernado capa cartão e atualmente em formato de luxo com capa dura (todas da Panini) e em formato de coleção de histórias da DC pela Eaglemoss, com preço exorbitante, porém com mais páginas que as demais versões. Não sei se inclui extras ou alguma história paralela que ocorreu nas revistas mensais.

Caso você não tenha lido Crise de Identidade, recomendo fortemente que o faça!

crise de identidade N°1 Panini 2005
Essa HQ já tem quase 15 anos de idade e está em excelente estado de conservação! Alguém sabe o nome do papel utilizado, sou péssimo nessas informações técnicas



Nenhum comentário:

Postar um comentário