Páginas

31/10/2025

Attaque 77 - Trapos: A energia do punk rock argentino

Attaque 77 Trapos

Em uma noite qualquer entre o final dos anos 90 e o início dos anos eu estava assistindo a finada MTV Brasil, depois de zapear entre os canais de TV à cabo da também finada TVA na casa dos meus avós, quando decido parar para assistir o Lado B, programa do VJ Fabio Massari, dedicado a bandas alternativas, que não tinham muito espaço na programação regular da MTV.

Me lembro que ali assisti a clipes que nunca veria em qualquer outro lugar, clipes de bandas como Rammstein, Weezer, Pixies, PIL, Sonic Youth, entre muitos outros que já caíram no esquecimento.

Mas a banda que mais me marcou na época foi uma banda argentina de Punk Rock chamada Attaque 77.

Não me lembro qual clipe da banda o Massari exibiu, mas me lembro que ele estava com um CD recente dela, chamado Trapos, um disco ao vivo, no qual ele dizia que a música de abertura era um cover de Perfeição (rebatizada como "Perfeccíon") da Legião Urbana, mas cantada em espanhol.

Aquilo me impressionou e ficou na minha cabeça. Como assim tem uma banda de punk rock da argentina fazendo cover de Legião Urbana? Isso não fazia sentido! Vale dizer que na época eu ainda gostava muito de Legião. Ainda gosto hoje em dia, mas muito menos do que antigamente.

Meses (ou anos) depois, eu estava em algum show de punk rock por aí. Era parada obrigatória ir nas mesinhas de venda de CDs underground porque na época ainda era muito difícil baixar música em conexão discada pelo Napster, Limewire e Kazaa. Às vezes ficávamos horas, ou mesmo dias, para baixar um único arquivo e descobrir que era outra música ou apenas estática. 

Nesse show em particular eu me deparei com uma única cópia do CD ao vivo dessa banda que o Massari tinha mostrado tempos atrás em seu programa. Me lembro que fiquei em dúvida se comprava esse CD ou outro, provavelmente do Bad Religion, Ratos de Porão, Ramones, etc. Me lembro também que pensei "se eu não comprar esse CD hoje, posso nunca mais achar outro igual à venda". Errado, eu não estava, nunca mais eu vi outra cópia desse disco na minha frente. Comprei e não me arrependi.

"Perfeccíon" é melhor que a versão original nos arranjos e tem tanta energia e presença quanto na voz de Renato Russo, e a letra parece que ficou ainda mais bela em espanhol.

Após a abertura mais sentimental e cadenciada, o álbum entrega vários punk rocks cheios de energia e com estilo próprio. A banda enfileira um hit atrás do outro: "Cambios", a etílica "Cuanta cerveza", a emocionante "El Perro", "El Jorobadito", a emotiva "Nuestros años felices", "El Cielo Puede esperar", o hino "Soy de attaque", a combativa "Alza tu voz", a cômica "Gil" e as românticas "Dame fuego" e "No me arrepiento de este amor".

No total são 23 músicas, majoritariamente punk, porém com faixas mais rock e também reggaes como "Tres pájaros negros".

"Trapos" é um disco perfeito para quem busca novos sons, quem quer conhecer rock em outras línguas além do inglês e do português e, finalmente, para quem gosta de um bom "um, dois, três, quatro!"

Se ficou curioso, confira abaixo a versão de Perfeição da Legião Urbana.


Também encontrei esse vídeo de um cara tocando baixo, guitarra e bateria que compilou a abertura das primeiras 16 músicas do disco em dois minutos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário