No Brasil, sempre foi complicado ser colecionador de action figures, estátuas, dioramas e bustos. A disparidade de preço entre o dólar e o real*, os impostos de importação abusivos e a carga tributária que incide sobre tudo em nosso país dificultava, e ainda dificulta, as pessoas entrarem nesse hobby.
A questão da importação e dos impostos segue sem solução. Para comprar algum item colecionável de forma legal no Brasil é necessário pagar o dobro, o triplo ou até mais em relação ao preço original em dólares (em libras ou euros então, melhor nem comentar). Esse problema segue sem solução e, a julgar pela "boa vontade" da nossa classe política, esse cenário vai durar por muitos e muitos anos.
O início
Mas eis que, no ano de 2010, surge uma esperança para o colecionador brasileiro: neste ano foi fundada a Iron Studios, empresa 100% nacional e dedicada a criação de colecionáveis em nosso país, tendo o público nacional como o seu principal consumidor.
O primeiro trabalho de destaque do estúdio foi em 2012, quando conseguiu o licenciamento da imagem de Ayrton Senna, um dos grandes ídolos do automobilismo nacional.
Ainda em 2012 o estúdio também lançou um incrível diorama dos Cavaleiros do Zodíaco, animê que faz enorme sucesso no Brasil desde a década de 90, quando era exibido pela Rede Manchete.
Clique na imagem para ampliar |
Parceria com a Marvel
A qualidade dos seus produtos, aliada a preços acessíveis ao colecionador brasileiro, chamou a atenção para a empresa. E eis que, no mesmo ano de 2012, a Iron Studios surpreendeu novamente ao anunciar que fechou uma parceria com a Marvel Studios e passaria a produzir itens licenciados das franquias dos Vingadores, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Capitão América, Thor, entre outros.Clique na imagem para ampliar |
Expansão e conquista do público
A empresa começa a sua linha de produtos com itens relacionados ao filme do Homem de Ferro 3. Chaveiros e estátuas do personagem com a armadura fazem um grande sucesso, impressionando pela qualidade, sem cobrar um preço caro, deixando os colecionadores ansiosos pelos vindouros produtos do filme Os Vingadores, sucesso arrasa-quarteirão de bilheteria.
Tempos depois, os produtos dos Vingadores chegam as prateleiras das lojas especializadas: primeiro um incrível enorme diorama em escala 1/6, onde cada peça era adquirida separadamente, como uma grande estátua, ou juntando todas as peças e montando um grande cena de batalha inspirada no filme!
Clique na imagem para ampliar |
É bem verdade que uma peça dessas não é "baratinha", mas esse hobby nunca foi exatamente barato e, ainda assim, sai muito mais em conta do que comprar um equivalente importado.
Depois do diorama vieram as estátuas de cada personagem. Algumas delas foram criticadas por conta de alguns detalhes. O estúdio ouviu as críticas e a qualidade cresceu muito com o lançamento dos produtos do segundo filme da franquia: Vingadores: A Era de Ultron, consolidando ainda mais a marca da empresa como um referencial de qualidade.
Concept Store
Parceria com a DC Comics
No dia 30 de julho de 2015, a Iron Studios anunciou que fechou uma parceria com a DC Comics, a casa de Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha, para a criação de estátuas, dioramas e bustos dos personagens da editora.Concept Store
Além de vender os seus produtos pelos principais sites de nicho do Brasil, a Iron Studios possui uma Concept Store, na cidade de São Paulo, onde expõem seus produtos de maneira a encher os olhos de quem visita o local, além de exibir colecionáveis de grandes empresas internacionais, como a Hot Toys, que é uma referência no setor.
Se você mora ou vai visitar São Paulo e curte essas "nerdices", a Concept Store da Iron Studios é para obrigatória!
Clique na imagem para ampliar |
Clique na imagem para ampliar |
Clique na imagem para ampliar |
*Antes da entrada em vigor do Real então, nem se fala, era praticamente impossível, só pessoas muito abastadas poderiam ser colecionadoras de action figures, estátuas, dioramas, etc.
A Iron tem tudo para crescer mais e tomar um filão nacional. Basta oferecer seus produtos por um preço cada vez mais justo, já que não se submete à garfada do imposto sobre importação. E que expanda seu catálogo com sabedoria e aos poucos, sem arroubos.
ResponderExcluirConcordo! Pra ser sinceiro, eu não sei como eles conseguem praticar preços tão baixos com a qualidade que eles têm. Ok, não é uma qualidade TOP, mas ainda assim é um ótimo custo/benefício. Deve ser a mão de obra barata chinesa, só isso explica.
ResponderExcluirDevemos divulgar e elogiar o trabalho, marketing e vendas da iron studios, possibilitou muito a nós a termos itens dessa qualidade em nosso poder. Parabéns.
ResponderExcluirPreço baixo era no começo, mas agora R$400 em uma peça, não dá não em!
ResponderExcluir