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04/11/2025

Predador vs Juiz Dredd vs Aliens: O feijão com arroz bem temperadinho

Predador vs Juiz Dredd vs Aliens

Via de regra, crossovers nas histórias em quadrinhos resultam em histórias de baixa qualidade. 

Alguns dos primeiros crossovers foram os famigerados amálgamas entre personagens da Marvel e DC, que resultaram na criação de novos heróis com péssimas histórias e também embates de personagens que foram decididos pela votação popular, na era pré-internet, em que o que ocorria era basicamente um concurso de popularidade.

Raras e louváveis exceções também existem, como o incrível crossover entre a Liga da Justiça e os Vingadores, escrito por Kurt Busiek e com a arte do saudoso George Pérez. 

Outra menção honrosa é o crossover entre o Batman e o Predador, publicado por aqui no início da década de 90 pela Editora Abril em três partes. Eu tive a sorte de achar essa trilogia completa em um sebo da minha cidade com um preço muito bom, que sorte a minha!

E o Predador é um personagem muito útil para esse tipo de história porque ele se encaixa bem em praticamente qualquer universo ficcional. Ele é um alienígena de uma raça de caçadores que singra o cosmos em busca de presas que ele considere dignas do seu esforço.

E se o Batman era bom o bastante para tretar com o bichão, o que dizer então do Juiz Dredd? Ou, melhor ainda, um planeta inteiro repleto de juízes prontos para serem caçados? 

31/10/2025

Attaque 77 - Trapos: A energia do punk rock argentino

Attaque 77 Trapos

Em uma noite qualquer entre o final dos anos 90 e o início dos anos eu estava assistindo a finada MTV Brasil, depois de zapear entre os canais de TV à cabo da também finada TVA na casa dos meus avós, quando decido parar para assistir o Lado B, programa do VJ Fabio Massari, dedicado a bandas alternativas, que não tinham muito espaço na programação regular da MTV.

Me lembro que ali assisti a clipes que nunca veria em qualquer outro lugar, clipes de bandas como Rammstein, Weezer, Pixies, PIL, Sonic Youth, entre muitos outros que já caíram no esquecimento.

Mas a banda que mais me marcou na época foi uma banda argentina de Punk Rock chamada Attaque 77.

Não me lembro qual clipe da banda o Massari exibiu, mas me lembro que ele estava com um CD recente dela, chamado Trapos, um disco ao vivo, no qual ele dizia que a música de abertura era um cover de Perfeição (rebatizada como "Perfeccíon") da Legião Urbana, mas cantada em espanhol.

Aquilo me impressionou e ficou na minha cabeça. Como assim tem uma banda de punk rock da argentina fazendo cover de Legião Urbana? Isso não fazia sentido! Vale dizer que na época eu ainda gostava muito de Legião. Ainda gosto hoje em dia, mas muito menos do que antigamente.

29/10/2025

There is nothing left to lose: O álbum mais marcante do Foo Fighters

Lançado em 1999, There is nothing left to lose é o terceiro disco da banda americana Foo Fighters. Seu frontman, guitarrista, compositor, líder e idealizador Dave Grohl já era figura conhecida no mundo do rock por ter sido o baterista do Nirvana. 

O Foo Fighters já tinha conseguido algum sucesso com seus álbums anteriores, o Foo Fighters de 1995 e o The colour and the shape, de 1997, que emplacou singles nas rádios e clipes na MTV.

Porém, There is nothing left to lose foi um divisor de águas para a banda aqui no Brasil. Seus clipes foram exibidos à exaustão na finada MTV Brasil e também no TOP TVZ do canal Multishow, neste com direito a legendas.

Me lembro que nesta época, no início dos anos 2000 (caramba, lá se vão 25 anos), eu ainda estava no cursinho de inglês, tal qual o Eduardo de Eduardo e Mônica, e vez ou outra a professora nos deixava escolher clipes para assistirmos na aula (provavelmente para ganhar um descanso) e desenvolvermos nosso "listening" de maneira lúdica.

Você consegue imaginar hoje em dia um curso de inglês exibindo um clipe de qualquer banda de rock que seja? Rock mesmo, não Imagine Dragons ou Coldplay. Eu não.

Learn to fly, a terceira faixa do disco, tocou à exaustão graças ao seu fácil refrão e ao clipe bem-humorado, que se destacava em meio à enxurrada de clipes de boy e girl bands, ostentação com o hip-hop americano e os clipes mais sombrios das bandas de new metal.

Imagem do clipe de "Learn to fly"