Páginas

19/11/2025

Mulher-Maravilha Absoluta: A Última Amazona

Mulher-Maravilha Absoluta 1 capa

Mulher-Maravilha Absoluta faz parte da nova iniciativa da DC Comics, a linha DC Absolute, um universo alternativo onde os principais personagens da editora foram reimaginados sem alguns dos elementos centrais da sua mitologia.

O Batman não é mais um bilionário, não tem mais a Batcaverna e os Bat-apetrechos, seu pai foi assassinado, mas sua mãe sobreviveu e se tornou vice-prefeita de Gotham, Superman foi criado até em Krypton, então nunca foi criado pelos Kent, que eram o que o tornava um humano antes de um kryptoniano.

Já no caso de Diana, ela ainda é uma Amazona, porém ela nunca conheceu sua mãe Hipólita ou a Ilha Paraíso, mas foi criada por Circe e um local situado no Inferno.

Sendo criada por Circe, que na "cronologia normal" é sua contumaz inimiga, Diana cresce sendo muito mais versada em magia do que em combate corpo a corpo, embora ela ainda tenha sua superforça, velocidade e seus braceletes indestrutíveis.

Wonder Woman 1987 Issue 19
Circe e Diana no traço do lendário escritor e desenhos George Pérez

Este novo universo da DC foi criado por Darkseid em alguma outra saga caça-níquel na qual eu não tenho o menor interesse. Estes novos heróis fazem parte da Terra-Alpha, também conhecida como Universo Absoluto, que é caracterizado pelo fato dos tradicionais heróis da editora serem "buffados" para ficarem mais fracos.

Já li o primeiro arco do Batman Absoluto e achei OK. As mudanças feitas no personagem no final das contas não o alteraram tanto assim, com algumas ressalvas bem interessantes como agora o Crocodilo, Selina e Charada serem amigos de infância de Bruce e que agora o morcegão mata seus adversários se for necessário.

Já no caso da Mulher-Maravilha as mudanças são mais drásticas

Não há Ilha Paraíso, Hipólita ou outras Amazonas. Há Circe, uma mãe adotiva relutante inicialmente, há o inferno e uma sensação inquietante de que ela está destinada a mais do que aquela vida lutando contra seres infernais e cativando outros tantos seres bestiais como se fosse a Branca de Neve com seus coelhos, passarinhos e veados.

Mulher-Maravilha Absoluta Circe

**Cuiados, spoilers à frente**

Já no primeiro arco intitulado "A Última Amazona" vemos que Circe foi feita prisioneira no Inferno, embora o motivo ainda não tenha sido revelado. Apolo aparece e lhe dá um bebê para que Circe cuide dele. Lhe é revelado que tal bebê é Diana, a Princesa de Themyscira, que foi roubada das Amazonas por Zeus, por conta dos crimes delas contra os Deuses.

Apolo proíbe que Circe conte à Diana sobre as suas origens e joga uma praga/encantamento/ordem ou coisa que o valha que literalmente proíbe Circe de falar a palavra "Amazona".

Mulher-Maravilha Absoluta 1

A partir daí vemos Circe relutantemente tornando-se mãe e Diana crescendo e desenvolvendo seus poderes, até chegar ao ponto onde ela atendeu ao seu chamado do herói e sai em defesa do mundo do patriarcado, ou mundo superior.

No seu primeiro embate, Diana vai a Gateway City enfrentar o Tetracídio onde ela é forçada a usar seu laço, que agora ao invés de forçar as pessoas a dizer a verdade, lhe confere a habilidade de transmutação.

Diante de uma situação desesperadora, Diana usa o poder do laço para se transformar em Medusa e transformar o Tetracídio em pedra, debelando a ameaça. O problema é como ela vai conseguir voltar à sua forma original.

Aí é quando Steve Trevor aparece e lembra a Diana quem ela realmente é, fazendo-a voltar ao normal. Enquanto Diana e sua entourage recuperam um fôlego, uma mão gigante aparece e a puxa para o centro da Terra, começando então o novo arco da Mulher-Maravilha Absoluta.

Linha DC Absoluta é um sucesso.

A nova Terra-Alpha da DC é um sucesso de vendas. No mais recente ranking dos quadrinhos mais vendidos nos EUA, o de outubro de 2025, as HQs da linha Absolute aparecem no Top 15. Os quadrinhos venderam tanto que tiveram que ser reimprimidos.

most sold comic books october 2025

O roteiro do primeiro arco de Mulher-Maravilha Absoluta foi escrito por Kelly Thompson e a arte por Hayden Sherman. A arte é um ponto que eu considero fraco, pois o traço do artista responsável parece muito com a arte de quadrinhos alternativos, o que não combina em nada com a proposta do quadrinho, mas melhora um pouco com o andar das edições.

O que esperar do futuro da linha DC Absolute?

O começo dessa nova linha da DC foi muito bom, mas já vimos esse filme com a Marvel e sua linha Ultimate, que começou muito bem e depois implodiu até os personagens serem absorvidos na cronologia normal da editora.

Não vejo por que pensar que aqui seria diferente. 

Sendo otimista, a DC vai conseguir manter a qualidade por algumas dezenas de edições, depois vão fazer um crossover com as versões normais dos personagens em um grande evento que vai mudar tudo, mas não muda nada e esses personagens vão para o limbo, sendo relembrados de vez em quando.

Meu conselho é: aproveite enquanto está bom, pois vão espremer o suco dessa linha Absolute até só sobrar o pó da rabiola.

Capas alternativas

Mulher Maravilha Absoluta capa variante 1

Mulher Maravilha Absoluta capa variante 2

Mulher Maravilha Absoluta capa variante 3

Mulher Maravilha Absoluta capa variante 4










Nenhum comentário:

Postar um comentário