20/03/2020

Hagar: Vale a pena comprar?

Como eu disse anteriormente, aproveite a semana do consumidor da Amazon e fiz umas compras pré-apocalipse Coronavírus e, entre elas, estava a edição 9 da coletânea de tirinhas do Hagar, O Horrível, publicado pela editora L&PM.

o melhor de hagar o horrível 9


Terminada a leitura, eis a pergunta: Valeu a pena comprar o pocket book de Hagar, o Horrível?


Sim, valeu.

Não é uma edição que vai fazer você morrer de rir. Tem algumas (poucas) tirinhas bem engraçadas, umas legaizinhas e outras que não tem graça ou que não entendi a referência cultural da piada ou então a piada se perdeu na tradução.

entendi a referência capitão américa

Vale frisar que a edição que eu comprei foi a de número 9 com o preço de R$12,70. As tirinhas dessa coletânea foram publicadas entre 1987 e 1988, ano este em que o autor, Dik Browne se aposentou, tendo morrido logo no ano seguinte vítima de um câncer.

As tirinhas de Hagar são publicadas até hoje pelo filho de Dik, Chris Browne. A tirinha começou a ser publicada em 1973, então imagino que os primeiros anos do trabalho de Dik tenham uma coletânea de tirinhas de maior qualidade.

A temática das tirinhas gira em torno de problemas no casamento, situações da vida de classe média urbana, como as experiências com corretores de imóveis e cobradores de impostos, bebedeiras, amizades, dietas, relacionamento pai e filho e, é claro, batalhas Vikings!

As tirinhas são de humor, mais especificamente do sub-gênero Gag-a-day, ou seja, uma tirinha e uma risada por dia.

hagar o horrível
É um quadrinho que eu recomendo para quem, como era o meu caso, era saudosista das tirinhas do personagem e não as revisitava desde a infância ou para quem procura uma leitura leve, tanto em conteúdo quanto em peso físico, para uma viagem de avião ou ônibus, será um passatempo perfeito!

Pretendo comprar a edição 1 ou 2 caso apareça uma promoção na Amazon, como eu vi recentemente mas esgotou muito rápido, onde o preço ficou na casa dos R$7,xx.

Nota: 7/10

Dik Browne e Hagar, o Horrível
Criador e criatura


Caso queiram comprar alguma dessas HQ's e me ajudar com as contas de casa (obrigado!), os links estão abaixo.


Link geral de quadrinhos na Amazon: https://amzn.to/2vB5Hyb

2 comentários:

  1. "então imagino que os primeiros anos do trabalho de Dik tenham uma coletânea de tirinhas de maior qualidade"

    Sim. Pesquisei isso a fundo há uns dez ou quinze anos. Pesquisei lendo mesmo. Li muito Hagar e desisti de acompanhar a produção do herdeiro.

    Quando for comprar, procure os boxes. A cada cinco números, a L&PM juntou tudo em caixas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Mas esse no caso foi o Dik ainda, provavelmente o último ou penúltimo volume dele. Fico curiso pra saber como é um tirinha da Hagar em 2020. Não que fosse muito politicamente incorreto na década de 80, mas tinha-se mais liberdade na época, gostaria de ver como evoluiu.

    ResponderExcluir