10/03/2020

Espadas e Bruxas & Marada: Analisando superficialmente as HQ's do Pipoca&Nanquim

Fala galera, beleza?

Faz muito tempo que não escrevo neste humilde blog. Da última vez que o fiz minha filha ainda nem tinha nascido! Ela nasceu no dia 11 de julho de 2019.

Mas vá lá, o objetivo deste post não é falar da minha filha. Me animei de escrever aqui porque recentemente consegui ler Espadas e Bruxas e Marada, a Mulher-Lobo, duas obras do catálogo da editora Pipoca e Nanquim, através de meios, digamos, alternativos.

Fiz dessa maneira porque esses dois quadrinhos não me despertaram tanto interesse pra gastar entre R$49-80 na época do lançamento de ambas para comprá-las. Aliás, enquanto escrevo este post, Espadas e Bruxas alcançou o estapafúrdio valor de R$149 na Amazon!

Não quero discutir aqui o motivo de custar esse preço, a questão é: não valeria a pena nem que fosse metade do preço!


espadas e bruxas amazon
Preço de Espadas&Bruxas no dia 10/03/2020 vendido pela mercenária UzinaHQ



Espadas e Bruxas de Esteban Maroto

Olha, eu geralmente leio uma HQ, livro ou assisto um filme até o fim, mesmo sendo ruim. Nesse caso, eu mal consegui chegar até a metade da leitura.

Essa HQ é chata demais! Tudo bem que são histórias de Bárbaros genéricos do Conan, então não era de se esperar nada muito rebuscado, mas meu deus do céu, os roteiros são rasos demais!

Basicamente o Bárbaro em questão (Wolff/Manly/Dax, sim são 3 protagonistas diferentes dos vários contos, mas poderia muito bem ser um só que não faria diferença alguma) tem que resgatar uma mulher ou sua tribo (ou só a mulher) e matar uns monstros e Mestre desses montros. Em algumas dessas histórias aparecem mulheres nuas, outras não e é isso aí. As histórias se resumem a isso basicamente.

O que mais chamou a minha atenção para ler a HQ foi o tanto que elogiaram a arte do Esteban Maroto. E na época pesquisando sobre o autor, que eu nunca tinha ouvido falar até então, realmente achei umas coisas muito boas dele, mas nessa HQ eu achei o trabalho dele bem mais ou menos. Mas pode ter sido a qualidade da versão digital que eu adquiri e que já foi devidamente apagada do meu HD (até porque não tenho nenhum interesse em voltar a lê-la).

Não que ele seja ruim, mas a arte em preto e branco com o excesso de informação nas páginas deixa tudo confuso e cansativo de ler.

espadas e bruxas pipoca e nanquim
Imagem retirada do site da Editora Pipoca&Nanquim


Marada, a Mulher-Lobo de Chris Claremont


Eu tenho um problema com Claremont. Eu acho as histórias dele muito criativas, mas ao mesmo tempo acho ele verborrágico demais.

No entanto, comparado aos "Conans" genéricos de Maroto, Marada tem um enredo bem mais elaborado e a arte muitíssimo melhor. Mas ainda assim segue o mesmo enredo, Feiticeiro ou Monstro a ser derrotado e muita luta, nada que tenha me empolgado e que as HQ's do Conan não tenham feito de forma muito melhor.

O que eu achei estranho dado que o Pipoca&Nanquim fez uma puta proganda dizendo como esse quadrinho era foda e acima da média e definitivamente não é o caso.

Eu achei estranho que, apesar do título, quase o tempo todo a Marada só se ferra e tem que ser salva/ajudada por outras pessoas, a maioria homens.

marada a mulher-lobo

Ta tudo muito caro/gourmetizado!

Olha, eu sei que esses quadrinhos saem em formatos grandes pra valorizar a arte, que a Pipoca&Nanquim faz quadrinho com acabamento de luxo pra colecionadores.

Mas se esses quadrinhos saíssem em formato de minissérie ou encadernados de capa cartão tipos os da Panini, seria melhor pra todo mundo porque, vamos ser sinceros, esses quadrinhos não merecem edição de luxo nem aqui nem em lugar nenhum!

--

Espadas&Bruxas na Amazon: https://amzn.to/3aNWW2V
Marada, a Mulher - Lobo na Amazon: https://amzn.to/3aNWW2V


3 comentários:

  1. Falar de filhos é sempre bom, pois certamente são os únicos seres que amamos realmente, até mais do que nós mesmos. Como vc sabe, tenho uma menina, a qual é a razão de minha vida.

    Olha, há algum tempo, se a coisa não rende (HQ, romance, filme etc) coloco de lado. Não tenho muito tempo a perder.

    Acho que o PN está com uma boa linha de publicação, claro. Há coisas boas. Comprei duas HQs dela e, no entanto, não comprarei mais nada, pois realmente não quero mais gastar muito com HQs, pois estou dando ênfase a scans e sempre há coisa boa para se ler no meio eletrônico que nem em três vidas daremos conta.

    A tendência do catálogo da PN é crescer e, com isso, se publicar muito lixo. Os três editores são afetados e gostam da pencha de sabichões intelectuais. Em breve, grande parte será lixo. O Callari é grande fã de Espada e Feitiçaria. Logo, haverá mais títulos assim.

    Em resumo: também não compro mais HQs para evitar essas decepções. Parece que jogamos grana no lixo, mesmo.

    Pensei em comprar Druuna, mas já li e reli tudo em scans!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão no seu comentário sobre filhos. Também tenho uma menina!

      Também to migrando pra scans, as HQ's tão caras demais pra dar tiro no escuro, só to comprando coisas que já sei que vou gostar ou que a sinopse me atraia muito. Ás vezes até mesmo assim me decepciono, tipo o mangá Marcha para a Guerra, que comprei com grandes expectativas e me decepcionei.

      Eu não li muitas coisas do P&N, apenas Moby Dick (achei mediano), essas duas citadas aqui, Beasts of Burden (gostei muito do Vol1 e não muito do Vol2) e Charlie Chan (achei mediano).

      Espada e Feitiçaria pra mim só mesmo Conan em formato mensal da Panini que é barato e leio no busão.

      Ah, eu cheguei a ler parte do primeiro volume de Druuna também e larguei. A arte é realmente sensacional, mas o roteiro é bobo demais. Parece um Art Book com roteiro.

      Abraço!

      Excluir
    2. Tenho um carinho antigo por Druuna. Penso que vale a pena insistir na leitura. Ela desenvolve bem.
      E, claro, em scans. Poupe seu dinheiro. Gaste com a família.
      Abç

      Excluir