27/07/2022

Lendas do Universo DC - Liga da Justiça Internacional: Valeu a pena?

Fala, leitores do Estante Nerd, tudo na paz? 

Hoje vou dar minha opinião sobre a coleção Lendas do Universo DC - Liga da Justiça, que teve sua publicação completa publicada pela Panini Comics.

Lendas do Universo DC Liga da Justiça Internacional

A coleção tem um total de 21 volumes, sendo que 19 são de fato da fase clássica da chamada "liguinha", enquanto os volumes 20 e 21 são especiais que se passam anos depois do final da série original. 

Vale lembrar que a série original já tinha sido publicada na íntegra pela Editora Abril entre o final da década de 80 e o início da década de 90, você pode até ler o review do volume um aqui.

A publicação da Panini engloba as séries Justice League International, Justice League Europe, Formerly Know as the Justice League e I Can't Believe It's Not The Justice League, além de várias edições anuais e parte do crossover com a saga Invasão, que ficou picotada nessa coleção, onde vemos apenas o último número do crossover com a revista da Mulher-Maravilha se não estou enganado, o que eu achei uma baita de uma lambança da Panini, porque deixa o leitor boiando completamente na história.

A fase da Liga da Justiça Internacional foi escrita por Keith Giffen e JM DeMattheis e desenhada por Kevin Maguire, que manda bem demais nas expressões dos personagens, o que é um verdadeiro show a parte! 

Omnibus Liga da Justiça Internacional
Link para o omnibus gringo da LJI aqui.

A série começou a ser publicada no ano de 1987 depois da Crise nas Infinitas Terras onde o Universo DC começou a ser reestruturado após essa grande saga onde retcons foram feitos, universos fundidos ou extintos, personagens deletados da cronologia, entre outras coisas. 

O primeiro grande evento pós-crise foi a saga Lendas, um grande crossover entre os heróis da DC, onde a então atual Liga da Justiça, ainda sem seus grandes medalhões e liderada pela Caçador de Marte, é desmantelada, ocorrendo incluse a morte de alguns membros menos conhecidos (Vibro e Gladio se não estou enganado).

Logo após a dissolução dessa liga, a criação de uma nova liga é chancelada pela ONU, liderada novamente pelo Jon e administrada pelo misterioso empresário Maxwell Lord.

Na época, os autores não podiam usar na Liga medalhões como Superman, Mulher Maravilha e Flash, que estavam tendo suas origens recontadas no pós-crise. 

O único nome de peso que eles puderam usar foi o Batman, o que foi ótimo, pois o contraponto da seriedade e "escuridão" do Batman com essa Liga desfuncional é hilário, nos rendendo já no primeiro volume uma das melhores cenas da série, com ele brigando com o insuportável Guy Gardner, e o nocauteando em segundos, mesmo ele estando em posse do seu anel de lanterna verde!

guy gardner batman one punch

Creio que a maioria das pessoas que leem este blog já são mais velhos e conhecer de cor e salteado o plot da Liga da Justiça Internacional, então não vou me estender muito.

Lendas do Universo DC Liga da Justiça: Vale a pena fazer a coleção?

Eu gosto muito dessa fase da DC dos anos 80 Pós-Crise, então para mim meio que tudo dessa fase vale nem que seja só por curiosidade.

No caso específico da Liguinha, achei que até o volume 6 a qualidade da histórias é muito boa, mesclando bem o humor disfuncional de Guy Gardner, o Flash (que eventualmente é adicionado a equipe), Bia, Gelo, Gladiador Dourado, Besouro Azul, Poderosa, Soviete Supremo, entre outros.

Do volume 7 em diante achei que a qualidade passou a oscilar bastante, alterando entre edições apenas OK (a maioria), com algumas muito boas (volumes 12, 13 e 14) e algumas bem ruins, como o volume 9, praticamente inteiro dedicado a história do Lanterna Verde Gnort, que é completamente incompetente para a função que exerce, além de ter cheiro de cachorro fedido e ser insuportavelmente chato, com uma paródia versão "decorador de interiores" do Galactus que ameaça destruir a Terra. 

Essa edição em si seria uma que poderia ser muito boa se fosse condensada em um único capítulo, mas com vários capítulos fica com uma cara de piada repetida.

Creio que o fato da série da LJI ter gerado uma série irmã, a Liga Europa, deu uma desgastada da equipe criativa. Ao invés de uma nova série, a série da Liga Europa poderia ter tido menos números e ter intercalado com a própria série da Liguinha, algo nesse sentido. 

Não vejo a química entre os personagens da Liga Europa funcionando tão bem quanto a da Liga Internacional, ficou um negócio meio no automático só tentando repetir a fórmula de sucesso da série original, apesar de ter lá seus momentos engraçados.

Confesso que só tive disposição para acompanhar a série até o volume 15, pois os preços dos quadrinhos no geral estavam ficando muito caros nesse período e a série da Liguinha não estava compensando no quesito custo/benefício. E algum tempo depois minha decisão se revelou acertada, pois o valor do volume 18 aumentou para ridículos R$54,90!

Depois que parei no volume 15, comprei apenas o volume 19 para ler o desfecho de toda a série, e também achei mais ou menos. 

Teve lá um embate divertido entre Liga/Lobo/Despero com uma resolução para lá de inusitada, mas o desfecho da série em si achei melancólico demais, não combinando em nada com a proposta mais humorística que permeou toda a Lendas do Universo DC - Liga da Justiça.

Além desse volume 19 que fecha a série original, ainda temos mais outros dois volumes que se passam anos depois de encerramento. 

O volume 20, dependendo do preço e das críticas que saírem, muito talvez eu compre. Já o 21 eu tenho uma versão em papel jornal que foi lançada em 2005 com o nome de "Não acredito que não é a liga da justiça" e que, curiosamente, foi o meu primeiro contato com essa liguinha, então eu me dou por satisfeito com ela, e é uma edição boa por sinal, vale a pena comprar.

De zero a dez eu daria uma nota para a série como um todo (ignorando totalmente os números que eu não li) uma nota 7.0 - 7.5.

E você caro leitor, o que achou da série da Liguinha?


Lendas do Universo DC Liga da Justiça Internacional

  • Compre as HQ's com desconto pelos links abaixo e ajude o blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário