Páginas

24/12/2025

Mônica Especial de Natal n° 7 (2004)

Mônica Especial de Natal n° 7

E aí rapaziada, como estamos?

Eu queria fazer um post temático de Natal sobre a revistinha Mônica Especial de Natal nº 7, publicada em 2004 pela Editora Globo. 

Digo queria porque me deu uma baita preguiça de fazer um post mais elaborado, mas não queria deixar a data passar em branco, ou o correto seria dizer que eu não queria deixar a data passar em caucasiano? Enfim... em todo o caso, ei-lô aqui.

É um total de 19 histórias divididas em 164 páginas. Temos histórias protagonizadas pela Turma da Mônica, Chico Bento, Mingau, Magali, Bidu, Louco, Papa-Capim, Astronauta e os pais do Cebolinha e do Cascão.

A história de abertura, e uma das minhas preferidas, é uma mistura de história da Turma da Mônica com uma adaptação de Um Conto de Natal de Charles Dickens. Eu gostei que nessa história eles não fizeram o óbvio, que seria recontar a trama do conto original apenas substituindo os personagens, mas eles encaixaram o conto dentro de uma historinha padrão da TdM. Achei a história bonita e que me prendeu bem na leitura.

Turma da Mônica Os Três Espíritos do Natal

A outra história que quero destacar é a história do Papa-Capim. Para quem não conhece esse personagem meio que "Segunda Divisão" do Maurício, o Papa-Capim é um índio raiz que vive com a sua tribo e tem pouco contato com a civilização.

Nesta historinha, ele não conhece o Natal e é convidado por um casal sem filhos que quer comemorar o Natal, porém não tem nenhuma visita para receber na data. Eles acham o Papa e convidam-no para a ceia e explicam para ele o que é celebrado nesta data.

Papa-Capim fica confuso, mas celebra o Natal com eles assim mesmo. Em determinado momento, o homem que convidou Papa sai de fininho para se vestir de Papai Noel e presenteá-lo. Papa acaba vendo o homem trocando de roupa e vendo que ele não era o Papai Noel. 

Após se despedir do casal, Papa Capim rouba a roupa de Papai Noel, se veste como bom velinho e presenteia o casal com vários peixes que ele tinha pescado.

Achei uma história singela e bonita com um choque cultural. Mas acho que hoje em dia a Maurício de Sousa Produções, capitaneada pelos herdeiros do Maurício, nunca republicaria essa histórinha por alguma idiotice como "apropriação cultural", mas eu espero estar errado.

Natal do Papa Capim

E, por último, mas não menos importante, esse Especial de Natal tem algo que eu não me recordo de ter visto em outro gibi da Turma. Nela, foi publicada uma oração enviada por um leitor chamado Altamiro Fernandes da Cruz, morador de Belo Horizonte e na época com 63 anos. Hoje, se vivo, tem 84 anos.

Eu dei uma de Neófito e fui estalquear o senhorzinho que enviara a carta. Aparentemente, ele era um PM de Belo Horizonte e que tem um site muito raiz ainda no ar onde publicava suas fotos, textos, crônicas e poesias.

Altamiro Fernandes da Cruz
Clique na imagem para ampliar

Achei muito bonita a oração dele!

Era isso, pessoal, espero que tenham gostado e que, apesar de tudo de ruim e de pior que acontece nesse país amaldiçoado, consigam ter um feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Abraço!

PS: Deixo aqui meu agradecimento por algumas informações adicionais que peguei no sempre ótimo Guia dos Quadrinhos, além da imagem de capa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário