Recentemente aproveitei uma das já raras boas promoções da Amazon e comprei um box da Editora Pandorga do autor H.P. Lovecraft, que dispensa maiores apresentações.
Me custou algo em torno de 35 'descondenados' 3 livros com bom acabamento, o box em si, marca páginas e um pôster.
Eu me senti praticamente roubando a editora.
Vale destacar que eu fiquei com vontade de ler alguma coisa do Lovecraft porque eu li recentemente três livros de contos do Conan lançados também pelo Pandorga e no último livro tem alguns contos em que se nota que Conan luta contra inimigos que são descritos como "horrores cósmicos", difíceis de descrever em palavras.
Nas notas da edição, o autor conta que isso foi influência que a obra de Lovecraft exerceu no no Robert E. Howard. Ambos eram contemporâneos e chegaram a trocar cartas.
Fiquei interessado e comprei os livros do contos do Lovecraft. Aproveitei e comecei logo pelo livro que tinha sua obra mais famosa, o conto do Cthulu.
Sinceramente, não achei nada demais.
Não gostei do estilo da narrativa, onde o personagem principal conta a investigação que seu falecido tio fazia sobre cultos obscuros, investigação essa que acabou levando-o a morte, a princípio por causas naturais, mas depois acaba descobrindo que não foi bem assim.
O conto inteiro, dividido em dois capítulos, tem um ritmo arrastado, com o protagonista narrando as descobertas do seu tio e suas próprias descobertas, além das desventuras de outros personagens envolvidos na trama.
Mas nunca vemos diálogos ou ouvimos as vozes desses personagens (muito mais interessantes que o protagonista, diga-se de passagem), apenas a narração dos acontecimentos.
Não achei ruim o conto, porém esperava mais. Agora estou com uma preguiça danada de continuar lendo e sequer cheguei na metade do primeiro livro.
Alguém poderia me dar uma palavra de incentivo para continuar a leitura?
Pelo menos foi barato.
ResponderExcluirLovecraft é isso que vc descreveu. Para ele, o universo era assombrado por entidades malignas de nomes impronunciaveis e distantes de nossa compreensão.
Acho que ele acreditava realmente nisso.
O autor não te desceu bem, apenas isso. Se não está rendendo, deixe de lado. Não perco tempo com leituras que me desinteressam, ainda que elogiadas.
Abraços
Pois é. Eu vou tentar pelo menos terminar um livro para ver se eu dei azar com o primeiro conto ou se não vou gostar de nenhum mesmo. Como você disse, pelo menos foi barato e ainda fica bonito na estante, haha!
ExcluirAbraço!
Ah lombadeiro...
ExcluirCulpado! Hahaha
Excluirtenta se imaginar como se vc fosse o personagem do livro
ResponderExcluirDifícil, muito distante culturalmente e temporalmente
Excluir