Para marcar um ano da retomada do conjunto de favelas do Complexo do Alemão pelo poder público carioca, o jornal Extra encartou na edição de hoje uma história em quadrinhos recontando como ocorreu toda a operação, que contou com a cooperação da PM, polícia civil, marinha e governos estadual e federal e gerou imagens emblemáticas como a fuga dos traficantes para morros vizinhos, enquanto as forças policiais entravam nas comunidades.
Além da HQ encartada a capa do jornal foi toda estilizada, desde o título até as fotos. O roteiro é de autoria de João Paulo Arruda, que contou com a ajuda de vários repórteres do veículo, que cruzaram informações, entrevistas e processos para chegar a representação mais próxima do que aconteceu há um ano no Rio de Janeiro. Os desenhos ficaram a cargo de Allan Alex que fez um bom trabalho.
Não foi a primeira vez que o Extra fez uma reportagem usando quadrinhos (mas da um desconto que eu não lembro quando foi a última vez que eles fizeram isso). Foi uma iniciativa bem interessante que ajuda a diminuir o preconceito que ainda existe com essa forma de contas histórias e sai um pouco da rotina da linguagem jornalística. Parabéns a todos os envolvidos! Vou arranjar um lugar na estante para guardar!
O jornal também lançou uma versão em vídeo, que conta com trilha sonora e inserção de reportagens de TV. Clique aqui para assistir.
- Leia também: Daytripper
Nenhum comentário:
Postar um comentário