Sim, eu não estou louco (desculpe, os pensamentos intrusivos venceram)! O Almanaque Temático #75 do Cebolinha na verdade é do Louco. Entendeu? Então vem que eu te explico.
Esse almanaque do Cenourinha Cebolinha traz apenas histórias do Louco. Para quem não sabe, o Louco aparece apenas nas histórias do Cebolinha, embora eu tenha quase certeza que já li uma história dele no Parque da Mônica com a "golducha" como protagonista da história juntamente ao Cebola.
Desde que soube que seria pai de uma menina há uns 6 anos atrás eu decidi começar uma pequena coleção de quadrinhos da Turma da Mônica para incentivar ela a ler. Foi nessa época de idas para consultas de pré-natal que passei a prestar atenção nas revistinhas da Turma e encontrei alguns almanaques do Louco à venda. Comprei o primeiro e eu e minha esposa gostamos, então seguimos lendo e comprando.
Nessa leva conseguimos comprar os volumes 15, 16, 17 e 18. O volume 18 acabou sendo o último volume a revistinha foi cancelada? Baixas vendas? Não sabemos.
![]() |
Almanaques do Louco. Fonte: Guia dos Quadrinhos |
O fato é que mesmo anos depois eu sempre dou uma olhadinha na banca na esperança de terem voltado atrás e relançado o Almanaque do Louco, e dessa vez eu cheguei bem perto. Quando vi a capa fui seco comprar o gibizinho e só depois que eu comecei a ler foi que percebi que na verdade era um almanaque do Cebolinha, embora na lombada esteja escrito "Almanaque temático Louco N° 75".
Quanto as histórias em si, gostei da primeira e da terceira e da quarta história. As demais achei um tanto repetitivas as piadas: repetem-se as piadas da borracha, de enterrar o cebolinha para fazer uma plantação de "cebolinhas", piada do louco batendo os braços para voar, piada de alguém chorando e acontece uma inundação. Fiquei até surpreso que uma das histórias o Cebolinha começa a se recusar a fazer determinadas coisas ou falar certas palavras porque ele já sabe o que vai acontecer em seguida.
Além disso, tem várias histórias que já saíram encadernadas nos antigos almanaques do Louco, enquanto histórias mais recentes publicadas na revista do Cenourinha Cebolinha não foram republicadas. Fiquei sem entender.
Na primeira história, o Cebolinha chama o Cascão para mais um plano infalível, Cascão sai correndo porque não quer apanhar e o Louco aparece para ajudar o Cebolinha em seu plano. Essa história se chama "Planos malucos". A terceira história do almanaque se chama "Chuvas Malucas" e tem uns trocadilhos legais.
A quarta história se chama "Um gênio muito louco" onde o Cebolinha acha uma lâmpada mágica e quem sai de dentro dela é o Louco, óbvio (nessa já repete a piada da borracha presente na segunda história sem o menor pudor).
Tem uma parte legal onde o Louco da um prêmio de consolação para o Cebolinha que é uma revista própria com suas histórias solo. Ele fica emocionado, mas logo percebe que foi enganado, pois ele já está em sua própria revista. Então o louco diz para ele que é feio ser egoísta e que tem que aprender a dividir, então ele vai ter apenas metade da revista.
Cebolinha fica indignado e pergunta quem é que queria ter apenas metade de uma revista e depois disso aparecem o Xaveco, Denise e Luca correndo atrás da metade da revista.
Se o almanaque tivesse sido mais barato eu teria ficado mais satisfeito, mas o preço foi de R$18,90. Achei salgado, mas valeu a pena porque minha esposa leu as histórias para a minha filha e ela adorou. Este almanaque tem 160 páginas no total.
Nenhum comentário:
Postar um comentário