15/03/2019

Almanaque do Cebolinha N°73 - Janeiro de 2019 (Editora Panini)

Almanaque do Cebolinha N°73 Panini
80 Páginas, lombada quadrada, R$7,00

Se o Almanaque do Chico Bento N°72 não foi tão bom quanto eu esperava (ver a breve resenha dessa HQ aqui), o Almanaque do Cebolinha N°73 atendeu as minhas expectativas!

Temos aqui os personagens em histórias onde eles se dão mal no final, armas, histórias mais adultas ou tristes e a abolição do politicamente correto? Não, porém ainda assim temos algumas boas histórias aqui.

Destaco a história de abertura, "Férias Frustradas e Molhadas", onde o Cebolinha vai à praia para se divertir e curtir as férias, mas é constantemente frustrado pelo Cascão (que odeia a praia por causa da água) e pela Mônica. História bem divertida e um tanto longa pros padrões da Turma da Mônica!

Almanaque do Cebolinha N°73 Panini


Depois temos uma história sem título apenas OK do Astronauta, onde ele e outros exploradores espaciais são raptados por um alien.

Destaco positivamente o "Piloto Manuel", que achei engraçado. Não sei como essa piada passou pelo filtro do politicamente correto. Acho que foi muito sutil.

Depois vem uma história um tanto educativa do Cebolinha chamada "Uma história de bandeiras" (isso me lembrou aquele episódio do TBBT onde o Sheldon grava um vídeo chamado "Fun With Flags", rss!) que, se não é muito engraçada, achei um jeito criativo de ensinar um pouco de cultura às crianças, que no fim das contas é o público-alvo dessa publicação. Achei boa no fim das contas.

A seguir temos mais uma história do Cebolinha, "Bolso da Salvação". Essa história tem uma pegada como se fosse do persongem Louco, pois nela o Cebolinha se esconde da Mônica dentro do bolso do Cascão e depois da Magali.

Antes de pedir pro Cascão esvaziar os bolsos, a Mônica procura o Cebolinha até mesmo "atrás" da página do gibi! Também vemos o Cascão e a Magali tirando várias coisas absurdas de dentro dos bolsos, inclusive uma camisa o Corinthians. Não me lembrava que o Cascão era Corinthiano. Apesar disso (rss!), gostei dessa história.

Almanaque do Cebolinha N°73 Panini


Há ainda mais uma boa história curta do Cebolinha, "Levitação", onde ele lê um livro sobre Levitação e acha que o mesmo não funciona, quando na verdade funciona e muito bem!

Depois temos uma história muito boa, principalmente para os adultos, chamada "Coisas Importantes", onde o Seu Cebola não da atenção ao Cebolinha, que quer brincar, porque ele tem muito trabalho a fazer. Uma "fada", por assim dizer, vê o descaso de seu Cebola com o filho e lança um feitiço onde faz o Seu Cebola acreditar que o Cebolinha virou adulto.

Seu Cebola fica desesperado achando que perdeu toda a infância do filho e se arrepende amargamento de tê-lo deixado de lado por causa do trabalho. Vendo o desespero e arrependimento de Seu Cebola, a fada quebra o feitiço, fazendo Cebolinha voltar a ser criança e o Seu Cebola passa a colocar o filho a frente do trabalho.

Depois, mais uma história do Cebolinha, chamada "Cães e Truques", onde os garotos do bairro fazem um concurso para saber quem tem o cachorro mais esperto da vizinhança. Após as mais variadas façanhas caninas, Cebolinha ganha o concurso com um truque totalmente inesperado com o Floquinho, que nem sabíamos que estava lá com ele. Bem criativa essa história!

Temos ainda mais algumas histórias bobinhas do Penadinho ("A Maldição da Múmia"), Bidu ("Posso dormir"), e Os Cebola ("Minha árvore").

No saldo geral, achei muito bom esse almanaque. Recomendo a todos!

2 comentários:

  1. Admiro quem ainda se esforça para acompanhar publicações MSP...
    Até tentei. Mas, para mim, o saldo era sempre negativo...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação a linha de graphic novels eu parei total. Não é pra mim. Em relação a linha infantil, tem coisas boas ainda. Comecei a comprar pra fazer uma biblioteca pra minha filha, mas a verdade é que eu e minha esposa estamos gostando de voltar a ler TdM, principalmente Cebolinha, Louco e Chico Bento.

      Excluir