24/08/2022

Boa Noite Punpun: O trenzinho do Hype decepciona mais uma vez

Fala caros leitores do Estante Nerd, tudo na paz?

Hoje vamos falar do mangá Boa Noite Punpun, de Inio Asana, publicado no Brasil pela Editora JBC. O volume 01 tem 432 páginas, foi relançado por aqui originalmente em 2019 e ganhou uma reimpressão agora em 2022 que você encontra com desconto na Amazon.

Boa Noite Punpun volume 01

Sem mais delongas, vamos a sinopse deste mangá que eu achei no site oficial da JBC:

“Boa Noite, Punpun” (Oyasumi Punpun), um dos grandes sucessos do renomado autor de mangás Inio Asano, o mesmo de Nijigahara Holograph e Solanin, está chegando pela primeira vez ao Brasil pela Editora JBC!

Publicado originalmente pela Revista Weekly Young Sunday (Editora Shogakukan), de março 2007 a novembro de 2013, a obra escrita e ilustrada por Asano narra a história do garoto Punpun Punyama, que tem uma característica curiosa: enxergar a si mesmo e a sua família como passarinhos. A trama compreende quatro fases distintas da vida de Punpun: o Ensino Infantil, o Fundamental, o Médio e, por fim, a chegada aos seus 20 anos de idade.

Neste mangá do gênero slice of life, os temas abordados mostram o início da vida de um adolescente nos aspectos psicológicos, físicos e sociais. Por ser denso e tratar de temas atuais como depressão, autoestima e discussões da vida moderna, a obra ganhou a atenção de leitores do mundo todo e foi destaque em premiações como recomendação do Júri, no 13º Japan Media Arts Festival Awards (2009) e como indicado a Melhor Edição Americana de Material Internacional (Ásia) no Eisner Awards (2017).

Complementando a sinopse da JBC, a trama gira em torno de Punpun, um adolescente japonês que está entrando na adolescência e vive os dramas da idade, como a paixão por Aiko, sua nova colega de classe, a pressão para escolher uma profissão e a descoberta da sexualidade.

Para complicar ainda mais, seus pais tem um relacionamento extremamente conturbado. Tudo isso faz com que Punpun veja a si mesmo e a sua família de forma diferente das outras pessoas, por isso ele é retratado como uma espécie de passarinho na história, enquanto seus amigos são "normais", mas todos eles enfrentam seus próprios dramas pessoais.

Uma coisa que me incomodou bastante nesse mangá é que os adultos desta história, muitas vezes se comportam como completos loucos e sem um motivo aparente, pelo menos até o fim do primeiro volume. 

Boa noite punpun

Não sei se não entendi a metáfora da história, mas isso me incomodou, pois ficou parecendo simplesmente "maluquice por maluquice". Chega ao ponto de em alguns momentos as expressões destes adultos me lembrarem um mangá de terror de tão esquisito.

Quando terminei de ler este primeiro volume fui procurar algumas resenhas e todas, sem exceção, são muito elogiosas a obra e se mostram muito empolgadas com a qualidade da mesma. 

Boa Noite Punpun vale a pena?

Eu reconheço que ela tem qualidade sim, mas não compartilho de tamanha empolgação com esta obra e não vou continuar acompanhando mais seis volumes de Boa Noite Punpun (são 7 ao todo).

Se ele ainda fosse menor e tivesse umas duas ou três edições ao todo eu até continuaria lendo, pois até o final de obra vamos acompanhar os personagens crescendo e chegando até a vida adulta, algo semelhante ao filme Boyhood, mas tenho muitos quadrinhos e livros para ler e pouco tempo e dinheiro disponíveis, então priorizar é preciso.

Dou uma nota entre 6,0-7,0.

E você caro leitor, o que achou de Boa Noite Punpun? 

Boa noite punpun ler online


 

Um comentário:

  1. "muitas vezes se comportam como completos loucos e sem um motivo aparente"

    Isso é uma constante em vários mangás, percebo. Do nada, a personagem esbugalha olhos e abre uma boca de dois metros e começa a gritar. Simplesmente do nada...

    Nunca li esse mangá, embora já tenho folheado em livrarias há anos.

    Abraços!

    ResponderExcluir