18/10/2013

Estante Entrevista: Francis Vargas

E aí, pessoal?

Hoje o Estante Nerd publica a sua primeira entrevista com um colecionador! Conversamos com Francisney Vargas Fialho Junior, ou simplesmente Francis.

Francis é casado com a Grazy e trabalha na CTI adulta do Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre, além de ser professor de Pós-graduação em Terapia Intensiva da Faculdade UNISINOS, no Rio Grande do Sul.

Nas horas vagas, Francis coleciona action figures, entre outras coisas, e participa do grupo COLECIONADORES DE HQ no Facebook, que foi por onde nos conhecemos.

Sem mais delongas, vamos conhecer a coleção do Francis!

1 - A coleção é de quem? De um de vocês ou do casal?

Rodrigo, a coleção é minha (Francis). No entanto, tenho que salientar que a Grazi é uma grande apoiadora e incentivadora. Não é incomum que às vezes eu fique em dúvida sobre comprar ou não uma figura e que ela me incentive a comprá-la.

Estante Action Figures
Clique na foto para ampliar
Clique em "mais informações" e confira a entrevista completa.


2 - Quando você começou a colecionar?

Coleciono desde criança. Os action figures, que na época eu chamava de “homenzinhos”, sempre foram meus brinquedos preferidos. Com o passar dos anos parei de comprá-los, ou melhor, de ganhá-los de presente dos meus pais, embora nunca tenha me desfeito daqueles que, bravamente, sobreviveram a milhares de horas de brincadeiras.

 Após me casar, a Grazi achava bonito arrumar meus brinquedos antigos em uma cômoda e a vontade de voltar a colecionar ficava sempre me “rondando”.

A “culpa” por eu ter começado uma nova coleção de figuras é dela e de um grande amigo, também colecionador, que me presenteou com um Motoqueiro Fantasma baseado no filme de 2007 e com o Hércules da Marvel Legends Annihilus Series. Quando vi a perfeição daquelas figuras comecei a colecioná-las.



3 - Caramba, muito legal a relação da sua esposa com a sua coleção! Isso é bem raro, creio eu. Sorte a minha que minha noiva se parece com a sua esposa nesse ponto!

Sorte mesmo! Também acho legal a Grazi ser assim. Ela sabe como fico triste ou decepcionado quando não posso comprar alguma figura que quero muito ou quando tento comprá-las e elas não estão mais disponíveis e por isso me incentiva.

Estante Action Figures


4 - Você lembra qual foi a primeira coleção?

Quando criança, os primeiros bonecos de coleção que ganhei eram da Playmobil, mas tinha de várias outras: Comandos em Ação, Transformers, Superpowers, He-Man, Rambo... Dessa minha coleção atual, a primeira que consegui completar foi a Série 13 da Marvel Legends, composta só por vilões e com o Massacre (Onslaught) como BAF. Fui em 4 lojas diferentes na época e consegui todas as figuras lacradas.

Estante Action Figures


5 - Como vocês perceberam que as coleções ficariam "sérias"?

Difícil essa pergunta... Talvez quando o espaço destinado às figuras começou a ser insuficiente. Talvez quando me dei conta de que sabia de cabeça todos os personagens de cada série da Marvel Legends! Não sei direito...

Estante Action Figures


6 - Qual é o foco da coleção de vocês?

Essa é fácil: SUPER-HERÓIS!!! A maior parte da minha coleção é composta por personagens da Marvel e da DC. Apesar disso, desde o ano passado tenho adquirido as figuras baseadas em personagens do cinema e vídeogames produzidas pela Neca Toys, que tem um grau de detalhamento e realismo impressionantes.

Estante Action Figures


7 - Além de action figures, o que mais vocês colecionam?

Histórias em quadrinhos, camisetas de super-heróis, livros de terror, e filmes.

Estante Livros

8 - Como vocês separam espaço no orçamento para continuar colecionando?

Não tem um valor específico mensal. Na verdade, o que fazemos é, primeiro, pagar todas as contas do mês. Depois separamos um valor para as despesas diárias. O que sobra do salário será destinado para os “vícios” e para a poupança (embora nos últimos tempos, por uma série de razões, tenha ficado um pouco difícil sobrar dinheiro no fim do mês...).

Coleção Quadrinhos


9 - Já tiveram algum problema com amigos ou família por conta da coleção?

Sempre há aqueles que tem um certo preconceito, que considera este tipo de coleção como “coisa de criança”, ou que acha que colecionar é “botar dinheiro fora”, mas são a minoria. A maior parte das pessoas que convivem comigo elogiam a coleção e, nos meus aniversários e no natal, ajudam a aumentá-la com seus presentes.

Coleção Action Figures


10 - Quer dar algum recado ou dica para quem quer entrar nesse mundo de colecionismo?

Sim! CUIDADO: depois que você entrar nesse mundo não conseguirá mais parar! Sempre terá aquele item que faltará na sua coleção!

Brincadeiras à parte, gostaria de dizer qualquer pessoa pode tornar-se colecionador, independente da idade, sexo ou classe social.

Existem produtos para todas as demandas. Sou suspeito pra falar mas é um hobbie bem legal, te possibilita conhecer pessoas que partilham dos mesmos gostos que você e, como diz um amigo, permite concretizar sonhos que na infância não eram possíveis. Abraço!

Francis e a esposa Grazy com o afilhado


Estante Livros

Estante Quadrinhos

Estante Quadrinhos

Estante Action Figures

Estante Action Figures

Estante Action Figures


Estante Quadrinhos

Estante Games



4 comentários:

  1. Muito bom.
    estou gostando do blog e espero que esta coluna tenha vida longa.
    Abraços,
    Kleiton
    kleitongoncalves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu estou colecionando as miniaturas da eaglemoss dos senhor dos anéis, marvel, dc alem de ja ter completado a do xadrez star wars, mas sempre acabo comprando outras que me interessam e assim como você minha esposa também me incentiva a comprar quando estou em duvida, rsrs, abraços valeu.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, que bacana a coleção. Melhor ainda é que o casal se entende super bem e tem uma parceria harmoniosa.

    ResponderExcluir
  4. https://www.jornalnh.com.br/noticias/pais/2020/11/25/operacao-combate-crimes-sexuais-contra-criancas-e-adolescentes-na-regiao-e-mais-3-estados.html

    ResponderExcluir