21/01/2013

Action figures de "Django Livre" são descontinuadas

-->
Saiu em vários sites gringos uma má notícia para quem pretendia comprar bonequinhos de Django Livre, o novo filme Tarantino. Pressionados por entidades de direitos civis, a NECA e a Weinstein Co., fabricante das action figures e produtora do filme, respectivamente, decidiram encerrar a produção dos bonecos dos personagens.

O argumento utilizado pelas entidades civis era que o filme "tratava os horrores da escravidão de forma trivial" e também por banalizar a violência gerada pelas armas de fogo.

Ainda não vi o filme, então fica difícil de opinar, mas há alguns pontos interessantes nessa notícia: a primeira é que Hollywood produz CENTENAS de filmes violentos todos os anos, por que foram criar caso especificamente com Django Livre? 

Django Unchained Action Figures


Segundamente, por que também não embarreiraram as action figures de Bastardos Inglórios, filme anterior do Tarantino, que também é violento e, seguindo a mesma linha de raciocínio, "banaliza a violência ocorrida durante o holocausto"?  

Terceiramente, o filme é uma FICÇÃO onde um ex-escravo nego consegue sua liberdade e se torna caçador de recompensas, ele não é e nem se propõe a ser um DOCUMENTÁRIO educativo sobre a escravidão dos negros nos Estados Unidos, então qual é o problema com a obra? Se não se consegue educar a população sobre o tema do racismo nos locais adequados para isso, não será em um sala de cinema que isto será feito, embora seja inegável a influência da mídia (e aí pode-se incluir o cinema) como formadora de opinião, principalmente de quem não tem muito o costume de exercitar o cébelo cérebro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...