28/11/2011

Top 6 Motivos para se colecionar filmes

-->
Por que você coleciona filmes? É possível que muitos colecionadores não saibam porque começaram suas coleções, imagine então como explicar esse vício para os trouxas quem não tem o hábito de colecionar algo? Pensando nisso elaborei uma lista com seis motivos que nos levam a colecionar filmes.

1 - Qualidade de imagem e som




Nem sempre é possível ver um filme com uma ótima qualidade na TV ou mesmo no cinema (o que é lamentável especialmente no segundo) devido a questões técnicas. Mas com o DVD, principalmente com o blu-ray e sua imagem e som em alta definição, e um bom player, TV e cabos de qualidade, é possível tirar o máximo de proveito dos seus discos. Quem se acostuma com uma boa TV de LCD/Plasma/Led e um bom sistema de som não consegue assistir filmes de outra maneira.



2 - Filmes sem cortes de TV
eu sou a lenda dvd

O público leigo não deve saber, mas quando um filme passa na TV aberta ele é editado para caber na grade de programação da emissora ou para não exibir cenas consideradas inadequadas para o horário ou mesmo chocantes. Já repararam que todos os filmes da tela quente ou da temperatura máxima tem praticamente o mesmo tempo de duração? Pois é, e isso para os colecionadores e cinéfilos é algo inadmissível!

Tendo o filme original em DVD ou blu-ray, além de vermos o filme na ÍNTEGRA, como ele deve ser assistido, há alguns casos em que existe uma ou mais versões diferentes do filme. No blu-ray de Sin City é possível trocar a ordem das histórias e em Eu Sou a Lenda é possível ver um final alternativo, que é bem diferente da versão exibidas nos cinemas e na TV. 



3 - Rever sempre que quiser

Há quanto tempo você não vê passando na TV a trilogia 'De Volta Para o Futuro'? E a trilogia 'O Poderoso Chefão'? E 'Cantando na Chuva' ou os clássicos desenhos animados da Disney? E isso pra ficar apenas em títulos famosos, pois o caso de filmes mais underground ou cult é ainda pior! Estes filmes não são exibidos ou passam raramente em canais fechados (nos abertos é pior ainda) por falta de interesse dos canais em exibí-los ou por opção das empresas que detém os direitos dos filmes para poder torná-los "raros" e fazer com que os fãs se interessem em comprar os DVD e Blu-rays dos seus títulos preferidos.


4 - Embalagens



Quem está nesse "ramo" do colecionismo sabe que em alguns casos a apresentação dos filmes é tão boa (ou até melhor) do que a obra em si. Não é de se espantar que exista quem colecione edições de filmes que nem gosta só pela embalagem e os brindes colecionáveis que vem junto. 




5 - Sensação de controle 


controle


Existem poucas coisas na vida sobre as quais temos pleno controle. Temos que obedecer às ordens de um chefe no trabalho, se somos donos do próprio negócio ficamos a mercê do mercado e de fornecedores, ficamos doentes mesmo cuidando bem da nossa saúde, nos magoamos em relacionamentos amorosos e por aí vai.  Podemos usar nossas coleções como um exercício de poder, um tentativa de criar um microuniverso onde temos poder absoluto (decidimos o que entra ou não na nossa coleção, com quais características, como vai ficar guardado, como vamos usufruir, etc) e este poder gera satisfação.  

6 - Fazer parte de uma comunidade



Às vezes o ato de colecionar pode ser um tanto solitário porque poucas pessoas o praticam (ou ao menos admitem abertamente). Quando encontramos outras pessoas com gosto semelhante ao nosso ficamos felizes, pois podemos compartilhar alegrias, frustrações e ideias a respeito deste hobby, fazendo parte de uma comunidade e nutrindo a sensação de pertencermos a algo maior. E, convenhamos, com a internet ficou muito mais fácil encontramos outros colecionadores. Estão aí o Blog do Jotacê, Blu-rays legendados, Blu-ray News e a Viciados em BD/DVD que não me deixam mentir!






9 comentários:

  1. Perfeito! São exatamente esses os motivos para um colecionador.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma coleção razoável, mas é impossível querer parar!
    Tanto de filmes como de livros, sempre falta algo! Essa é a eterna busca, hehe...

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, alguém estaria interessado em compra caixinhas para DVDs? Estou vendendo as caixinhas da minha coleção, se alguém tiver interesse entre em contato comigo. Está anunciada no mercado livre, mas podemos negociar por fora. Abraços

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458838157-box-para-cd-e-dvd-_JM

    ResponderExcluir
  4. muito boa a lista é exatamente o que nós colecionadores sentimos (tenho uma coleção razoavelmente pequena mas em crescimento)
    eu só colocaria mais um motivo para colecionar: os extras (sou fissurado neles), é bem melhor aquela edição especial de 3 discos...

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o post. Estou a pouco tempo no ramo do colecionismo de Filmes, mas sem sombra de dúvidas é muito bom poder assistir quando quiser seu filme favorito. Seguindo seu blog. Abraço!!

    Meu blog:
    http://doqueeuquero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Também curto muito edições com extras e tenho um pouco de dificuldade de trocar informações sobre isso. Grande parte fóruns (BJC etc) a galera só discute a apresentação física, quase ninguém se interessa pelo conteúdo. Vc pergunta se as diferenças dos extras de uma edição pra outra ninguém sabe ou quer saber. A parada é saber se é lenticular, luva rsrsrssrsrs Mas faz parte.

    ResponderExcluir
  7. E aí, Cenato!

    Pra mim basta um bom making of, mas infelizmente é uma minoria os filmes que tem esse extra. A maioria vem com comentários do diretor, o que eu acho muito chato!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, possuo um acervo com mais de 1200 títulos em dvd originais, não são filmes novos, mas todos em bom estado de conservação. Caso alguém tenha interesse, favor entrar em contato através do e-mail: dado@conection.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...