24/11/2011

Jornal Extra faz HQ sobre um ano de pacificação do Alemão

pacificação morro alemão um ano

Para marcar um ano da retomada do conjunto de favelas do Complexo do Alemão pelo poder público carioca, o jornal Extra encartou na edição de hoje uma história em quadrinhos recontando como ocorreu toda a operação, que contou com a cooperação da PM, polícia civil, marinha e governos estadual e federal e gerou imagens emblemáticas como a fuga dos traficantes para morros vizinhos, enquanto as forças policiais entravam nas comunidades.

Além da HQ encartada a capa do jornal foi toda estilizada, desde o título até as fotos. O roteiro é de autoria de João Paulo Arruda, que contou com a ajuda de vários repórteres do veículo, que cruzaram informações, entrevistas e processos para chegar a representação mais próxima do que aconteceu há um ano no Rio de Janeiro. Os desenhos ficaram a cargo de Allan Alex que fez um bom trabalho.

título logo jornal extra quadrinhos alemão

Não foi a primeira vez que o Extra fez  uma reportagem usando quadrinhos (mas da um desconto que eu não lembro quando foi a última vez que eles fizeram isso). Foi uma iniciativa bem interessante que ajuda a diminuir o preconceito que ainda existe com essa forma de contas histórias e sai um pouco da rotina da linguagem jornalística. Parabéns a todos os envolvidos! Vou arranjar um lugar na estante para guardar!

O jornal também lançou uma versão em vídeo, que conta com trilha sonora e inserção de reportagens de TV. Clique aqui para assistir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário